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Como preparar sua loja virtual para a Black Friday

Black Friday Image

A Black Friday foi criada nos EUA, e rapidamente conquistou o mundo. O evento, que acontece na última sexta-feira de novembro, une as vantagens de um dia de ofertas com as expectativas das festas de fim de ano, podendo trazer um respiro para o seu negócio depois de um período tão difícil.

Pensando nisso, preparamos um checklist para te ajudar a fazer do mês de novembro um sucesso, confira abaixo:

Prepare-se com antecedência 

O que acontece é que o comércio espera por essa data desde o começo do ano, e as lojas mais preparadas já estão planejando tudo há bastante tempo, portanto, não deixe para depois o que muitos já fizeram antes, comece agora mesmo!

O ideal é que você comece a pensar na sua estratégia para a Black Friday, pelo menos, dois ou três meses antes do evento para não ter surpresas desagradáveis na hora das vendas.


Crie expectativas no consumidor

Normalmente, a partir de outubro, os consumidores já estão pesquisando preços e produtos de seus interesses. Por isso, é importante deixar o consumidor ciente de que a sua loja contará com ofertas especiais de Black Friday.

Manter o cliente na expectativa é importante, mas também é preciso continuar vendendo. Muitas empresas costumam fazer um “Esquenta Black Friday” para continuar estimulando vendas. Outra estratégia que pode ser muito válida também é o “Limpa Estoque”, em que você consegue vender o estoque atual com descontos para aqueles que não querem ou não podem esperar pelo grande dia.


Fique de olho no estoque

Tudo precisa estar bem planejado para acontecer da melhor maneira, mas às vezes alguns elementos importantes acabam passando despercebidos. A empolgação pela criação das estratégias de marketing e descontos podem acabar deixando passar questões importantes.

O estoque é o elemento principal de tudo. Se não houver produtos, não haverá vendas. Por isso planeje bem essa questão. Lembre-se que o volume de vendas, provavelmente, será maior, bem maior. Faça uma análise dos períodos com mais vendas da empresa e tome-os como base para planejar a quantidade necessária de produtos em seu estoque.


Prepare a infraestrutura da sua loja virtual

O seu site também precisa estar preparado para receber um grande volume de visitas e acessos. Uma das maiores reclamações das pessoas é justamente sobre problemas na plataforma, pois com uma quantidade elevada de acessos o site pode acabar não suportando, o que resultará em quedas, lentidão e até em possíveis erros de transação.

Para evitar esse problema, entre em contato com sua agência ou com o suporte do provedor ou da plataforma do seu e-commerce, e confira todos os detalhes sobre o seu plano atual. Eles irão lhe sugerir os ajustes necessários para que o seu site venda bastante de forma fluida e segura.


Ações de Black Friday

Quando falamos sobre a Black Friday sempre pensamos naquele dia específico. Mas não precisa ser assim, é importante que no dia sua loja virtual realmente tenha ofertas especiais, mas também é possível criar ações para o mês todo. Listamos abaixo três ações clássicas que podem ser uma boa para o seu negócio.

Black Month

O Black Month compreende o mês inteiro de novembro com ofertas. Esta estratégia é interessante para que o mês não seja resumido em apenas um dia, pois o consumidor tende a esperar o dia oficial da Black Friday.

Trabalhar com essa estratégia ao mesmo tempo que é interessante para o seu negócio, também pode ser uma dor de cabeça, pois é necessário um planejamento completo para que tudo aconteça da maneira correta, é importante que o seu site comporte um grande volume de visitas diárias, que o processo logístico esteja afinado e que a sua empresa tenha condições de oferecer descontos durante um mês inteiro, além de gastos extras com publicidade e suporte neste período.

Black Week

Já a Black Week oferece uma semana inteira de descontos e ofertas exclusivas durante toda a semana da Black Friday, uma ótima alternativa para aumentar o período de ofertas, mesmo não sendo possível realizar o Black Month.

Uma grande vantagem desta ação, é que o cliente já está mais tranquilo para comprar antes do dia oficial, afinal a promoção estará acontecendo apenas 5 dias antes, e também é possível ter um controle melhor do estoque e das despesas extras.

Black Friday

O dia oficial sempre será a ação principal. É neste dia que a maior parte dos consumidores estará mais disposta a fechar negócio, por isso é importante oferecer condições especiais de frete, descontos exclusivos, ofertas inéditas e, principalmente, reais. O cliente não é bobo, ele sabe e conhece os preços do que ele deseja comprar.


Tráfego pago 

Investir em publicidade paga certamente é um dos elementos-chave para uma Black Friday de sucesso, mas é importante configurar os seus anúncios da forma certa, no tempo certo e para o público ideal. 

Há diversas estratégias para alcançar um determinado tipo de público, mas quando falamos da Black Friday, estamos falando diretamente de vendas em um cenário altamente competitivo, por isso trabalhar com um público qualificado é imprescindível.

O público ideal para a Black Friday são os conhecidos “leads quentes” que são, basicamente, as pessoas que já conhecem a sua marca, que já acessaram seu site, já efetuaram uma compra e que já tiveram algum tipo de interação com seus canais.

Estamos tratando de uma liquidação mundial e a maior parte do comércio estará anunciando. Neste período, os valores dos anúncios estão mais altos e a concorrência ainda maior e mais ativa, por isso a melhor estratégia é focar em quem já conhece a sua marca e demonstra interesse por ela, do contrário você vai “torrar” sua verba de mídia rapidamente.


Informações claras e objetivas

Nesse dia a internet vira um verdadeiro caos, o grande volume de acessos congestiona tudo, o que resulta em clientes ansiosos, apressados e apreensivos.

Por isso, é importante que a sua Black Friday seja fácil e acessível, seus anúncios e ofertas precisam ser claros e objetivos, e os preços e descontos devem estar em evidência. O cliente deve entender o que você oferece sem grande esforço.


Teste antes 

Para garantir que tudo estará rodando conforme o planejado, é importante testar antes, sejam estratégias de tráfego pago, sejam ofertas, abordagens, ou o que for, teste antes!

É quase impossível resolver um grande problema no dia da Black Friday. Todos os canais de atendimento estão lotados e com filas demoradas, por isso verifique sempre a funcionalidade de tudo que você planejou.

As ofertas também fazem parte dos testes, a linguagem dos seus anúncios precisa ser a que os seus clientes já conhecem. Caso você deseje lançar ofertas com condições diferenciadas, faça um pequeno teste antes e analise a taxa de conversão.

Seguindo essas dicas a sua Black Friday, certamente, será um sucesso.

Mas se você precisar de ajuda para colocar tudo isso em prática, não hesite em falar conosco. Somos especialistas em E-Commerce e estratégias de vendas online.

Boas vendas!

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