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O que não pode faltar na sua loja virtual

Ícones de vendas

Se você está pensando em montar uma loja on-line, então veio ao lugar certo. No conteúdo abaixo, você encontrará um guia completo de tudo (ou quase tudo) o que você precisa saber para construir um projeto de E-Commerce de sucesso.

Layout profissional

Um layout profissional é uma das coisas mais importantes para sua loja virtual. É o que a faz parecer atraente e confiável. Se você quer que as pessoas comprem em seu site, então confiança é uma das palavras-chave.

Seus clientes precisam acreditar que o negócio é real e que vão receber exatamente o que comprarem. A maneira mais fácil de fazer isso é com um layout limpo e organizado.

Não use muitas cores ou tipos de fontes; prefira um esquema de cores simples e que combine com a identidade visual de sua marca. Use apenas dois tipos de fontes: uma para os títulos e outra para o corpo dos textos. Certifique-se de que o texto tenha o contraste necessário para uma leitura fácil e rápida.

Aqui na STG, depois da reunião de briefing com o cliente, a criação de um layout exclusivo para o projeto é a primeira etapa do nosso trabalho de criação de lojas virtuais. Assim, é possível ver com antecedência como será a cara do site e posicionar todos os elementos importantes para uma melhor usabilidade e, consequentemente, melhor taxa de conversão.


Categorias e produtos

Ao planejar seu site de vendas, dedique um tempo à definição das categorias de produtos. Elas precisam ser claras e intuitivas. Não tenha mais do que três níveis (categoria; subcategoria; produto). Uma hierarquia bem organizada ajudará os clientes a encontrar rápida e facilmente o que estão procurando.

Organize o menu de categorias da mais vendida para a menos acessada, sendo o último item ofertas ou promoções. Também é importante garantir que os produtos sejam fáceis de encontrar. Isto significa usar tags e palavras-chave no cadastro do produto, como nome da marca e outras características específicas para ajudar o usuário a localizar o item desejado no seu catálogo.

Uma boa ferramenta de busca no site, de preferência com o recurso “auto completar”, vai facilitar muito a vida do consumidor. As páginas de produtos devem ter descrições completas, com riqueza de informações sobre as características ou especificações do item. Isso será fundamental na hora de confirmar a decisão de compra! As imagens devem ser variadas e de boa qualidade para melhorar o entendimento do que se está comprando e evitar trocas ou devoluções.


Formas de pagamento

A escolha correta dos métodos e condições de pagamento podem fazer toda a diferença na taxa de conversão da sua loja virtual! Abaixo estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a começar:

  • Certifique-se de escolher os melhores meios de pagamento para o seu E-Commerce, levando em conta a segurança na transação, taxas de crédito à vista e a prazo, integração com ferramenta antifraude, média de cancelamento de pedidos, possibilidade de compra com um clique etc.
  • Ofereça todas as opções de pagamento possível, como cartão de crédito, débito, boleto bancário e PIX. Permita a compra parcelada e, de preferência, sem juros. Mas lembre-se, se o seu cliente não paga os juros da compra à prazo, alguém paga, e esse alguém é você!
  • Você também pode oferecer descontos pelo uso de formas de pagamento à vista, como boleto ou PIX. Isso ajuda a manter um bom capital de giro para investir na compra de mercadorias, insumos, campanhas publicitárias e muito mais.

Ao desenvolver sua loja virtual conosco, você recebe uma análise comparativa completa dos principais intermediadores de pagamento para entender qual deles vai se encaixar melhor no seu projeto. Analisamos diversos pontos como taxas de crédito à vista, a prazo, antecipação, taxas de cancelamento, integração com antifraude etc.


Embalagens e logística

A embalagem e a forma de acondicionamento do produto são parte integrante da experiência do cliente, por isso é importante que você não desperdice a oportunidade de impactar seu cliente de forma positiva em um momento tão esperado e cheio de expectativas: a chegada do pedido.

Primeiro, a embalagem deve ser segura e consistente com a imagem da sua marca. Ela deve refletir, mesmo de forma simples, a energia e os valores da marca. Também é importante que a embalagem tenha um tamanho adequado para o que vai dentro dela. Não deve ser muito grande a ponto de encarecer o frete e deixar o produto “jogando” dentro dela, e nem tão pequena que aperte a mercadoria, pois isso pode comprometer a apresentação do seu produto.

A empresa responsável pelo transporte e entrega dos seus pedidos deve ter experiência com o modelo de E-Commerce, pois precisa oferecer integração com sua loja virtual para permitir o cálculo de frete automático. Também é necessário que a transportadora forneça o serviço de logística reversa para garantir o retorno dos pedidos por conta de trocas e devoluções.


Promoção de vendas

Não podemos esquecer de implementar estratégias de promoção de vendas na loja virtual, afinal se você não conseguir um bom volume de pedidos, seu negócio não sobreviverá. Promoções de vendas são incentivos de curto prazo que ajudam a aumentar tanto o tráfego na loja, quanto o ticket médio e a taxa de conversão.

Algumas opções podem ser descontos de primeira compra, descontos progressivos, ofertas de frete grátis, programas de fidelidade, brindes etc. Uma dica é trabalhar com os conceitos de urgência e escassez, porque, dessa forma, estimulamos a compra imediata. Outra tática de promoção é o cross-selling, que é quando você oferece algum produto relacionado ou complementar a algum produto já colocado no carrinho.

Também existe o up-selling, que consiste em apresentar um item alternativo de valor maior. Ambas as estratégias ajudam a aumentar a margem de lucro do negócio, promovendo a compra de mais artigos ou itens mais caros.


Atendimento ao cliente

Imagino que você deve saber que o atendimento ao cliente é uma área muito importante do processo de vendas, principalmente quando se trata de vender na internet. A compra online em si já gera alguma insegurança no consumidor e não queremos que isso atrapalhe sua decisão de compra.

Entenda que o usuário da sua loja virtual também deve estar pesquisando em outros sites no momento da compra. Se você não responder todos os questionamentos de forma rápida e completa, seu concorrente vai ganhar a venda. Um bom e ágil atendimento ao cliente não serve somente para esclarecer as dúvidas de consumidores potenciais, ele ajuda a vender! A equipe responsável deve ser treinada não só para ter todas as respostas, mas também para oferecer um atendimento consultivo, explicando as aplicações e características técnicas dos produtos, oferecendo alternativas e facilitando a compra dos clientes.

Conheça algumas perguntas feitas com frequência por usuários de lojas virtuais:

  • Como faço para fazer um pedido?
  • Como posso pagar pelo meu pedido?
  • Quais são os custos de envio do meu pedido?
  • Quanto tempo leva para que meu pedido chegue?


Integração com outros canais (omnichannel)

Uma maneira de melhorar a experiência do usuário e melhorar os indicadores de seu projeto de E-Commerce é integrar sua loja virtual com outros canais. O modelo omnichannel já é realidade e sugere que o consumidor possa iniciar a compra em um canal, finalizá-la em outro e conseguir suporte em um totalmente diferente.

Você pode integrar seu site de vendas com suas mídias sociais, com um aplicativo, permitir a compra pelo WhatsApp, e-mail e até mesmo por telefone. A integração de sua loja virtual com Marketplaces também o ajudará a atingir um público mais amplo e assim, talvez, incrementar os resultados.


Privacidade e segurança

Outro ponto importante a considerar é a adequação da sua loja virtual à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. São diversos itens que precisam ser contemplados no desenvolvimento do site e no processamento dos dados pessoais dos seus clientes. O usuário precisa ter conhecimento total de como você obtém e o que faz com as informações captadas. A STG entrega sua loja virtual prontinha, já totalmente adequada à LGPD para que você só tenha que se preocupar em vender!

E para garantir a segurança dos dados e das transações financeiras realizadas pelos clientes na sua loja, é necessário contar com uma plataforma de E-Commerce confiável e que ofereça um sistema de “back-office” seguro para evitar invasões tanto na área administrativa do E-Commerce quanto no painel do cliente.

Ter um bom certificado digital também é essencial, pois ele garante a identidade do seu negócio perante os usuários e permite a criptografia dos dados trafegados entre seu site e seus parceiros e usuários, dificultando a vida de hackers mal-intencionados. Claro que existem outros pontos que precisam de atenção na hora de construir um projeto de E-Commerce, mas minha intenção com esse texto era tratar daquilo que não pode faltar de forma nenhuma.

Uma loja virtual não é algo muito simples se você quer realmente ter resultados com ela. Por isso, é preciso considerar a contratação de um parceiro profissional e experiente para não errar e jogar dinheiro fora. A STG Consult acumula mais de 20 anos de experiência no planejamento e execução de projetos de E-Commerce, tendo desenvolvido dezenas de lojas virtuais em vários segmentos para clientes em todo o país. Contamos com uma equipe especializada e oferecemos planos acessíveis. Fale com a gente e peça um orçamento agora!

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