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Live Commerce: tendência para alavancar suas vendas na Internet

O crescimento significativo do E-Commerce em 2020 (se mantendo também com números expressivos em 2021), mostrou o meio digital como fundamental para comerciantes durante o período de pandemia da Covid-19.

O dever de manter uma conexão constante com os consumidores para engajá-los nas redes sociais e, consequentemente, converter em vendas, levou marcas a acompanharem tendências e novas formas de vender na Internet.

Uma das que iremos citar e aprofundar nesse artigo é o Live Commerce. Já ouviu falar?


Entenda o que é o Live Commerce

Originado em 2016, na China, a modalidade de vendas online explodiu e se espalhou pelo mundo, chegando enfim ao Brasil.

O formato trata da comercialização de produtos/serviços a partir de uma transmissão ao vivo. Além de simples, a modalidade vem sendo adotada cada vez mais no país.

A possibilidade de utilizar vendedores (ou influenciadores digitais, como a maioria das marcas têm feito) para apresentar a mercadoria transforma toda a dinâmica comercial em uma experiência mais humana, interativa e pessoal.

Com o meio digital mais presente, o formato ao vivo, em que o apresentador demonstra e experimenta o produto, se potencializa com o uso de links (ou QR Codes, por exemplo) direcionando para a loja virtual ou aplicativo.


Plataformas de Live Commerce no Brasil

Por conta da recém-chegada da modalidade no Brasil, as ferramentas ainda são poucas, mas o YouTube, Facebook e Instagram são as mais utilizadas pelas grandes marcas. A Americanas.com, por exemplo, foi a primeira a oferecer uma grande experiência de Live Commerce no Brasil.

Esse é o tradicional, mas para facilitar o processo de venda e oferecer uma experiência mais satisfatória para os seus consumidores, você pode utilizar plataformas específicas de Live Commerce, onde todo o processo de navegação entre produto e compra é feito no mesmo espaço.

Algumas das plataformas que já chegaram ao Brasil e que possuem essa integração com lojas virtuais são:

Para começar e introduzir o público da sua marca nesse modelo de venda, comece por plataformas básicas e utilize suas redes sociais para isso. O importante é instruir os consumidores da melhor maneira para que a compra seja finalizada na loja virtual ou aplicativo.


Dicas para começar a fazer Live Commerce

Inicie definindo qual o seu objetivo e como pretende alcançá-lo. Você quer lançar um produto? Divulgar seu novo E-Commerce? Aproveitar as datas comemorativas para aumentar as vendas?

Assim que o objetivo for definido, é fundamental criar um roteiro, determinar o apresentador/vendedor, organizar o cenário, separar os produtos que serão apresentados, produzir o material de divulgação, enfim, montar toda uma estrutura e coordenar a equipe para que a transmissão ao vivo seja um sucesso e tirem o maior proveito do alcance que terão para vender.

Por último, um dos pontos mais importantes é antecipar problemas técnicos: produzir transmissões ao vivo pode acabar sendo algo complexo por conta do uso de tecnologia em geral. Prepare a equipe responsável para evitar eventuais dificuldades na infraestrutura, internet ou no dispositivo utilizado para fazer a live (computador ou celular).

No Live Commerce, o caminho é despertar na sua audiência, o interesse e necessidade de comprar. Aproveite a aproximação mais humana que você tem com o público nas transmissões ao vivo para mostrar seus produtos na prática, com dicas de uso, diferenciais e benefícios.

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