Blog

5 melhores ferramentas de análise de SEO para o seu site

Estar no topo dos resultados de pesquisa de mecanismos de buscas é fundamental para melhorar o fluxo de acessos e vendas da sua loja virtual e tornar sua marca amplamente conhecida no mercado eletrônico.

Para tal, o SEO (Search Engine Optimization) é uma das principais e mais eficazes estratégias para otimizar o desempenho do seu site de vendas. No mercado existem diversas ferramentas de SEO que estão disponíveis (muitas gratuitas) com inúmeras funções para te auxiliar nesse trabalho de aprimoramento.

Abaixo, citamos cinco dessas ferramentas para você avaliar e escolher a que melhor funciona para sua loja virtual.

Identifique pontos de melhorias no seu site

1ª – SEMrush

Sendo uma das ferramentas de SEO mais completas do mercado, o SEMrush te oferece inúmeras funcionalidades com insights valiosos para melhorar o tráfego do seu e-commerce.

No painel principal, você tem uma visão geral do desempenho do domínio com:

  • Posicionamento geral;
  • Tráfego orgânico e pago;
  • Comparativo com concorrentes;
  • Desempenho de palavras-chave orgânicas e pagas;
  • Análise de anúncios de texto e gráficos.

O SEMrush também oferece muito mais opções de análise em nível de publicidade, redes sociais, marketing de conteúdo e pesquisa competitiva.

A ferramenta é gratuita (com limite de solicitações) e oferece um período gratuito de 7 dias. Demais funções são liberadas apenas após atualizar para algum dos planos pagos.

 

semrush-logo.webp

2ª – SimilarWeb

Com a SimilarWeb, você pode visualizar os dados do desempenho geral dos seus concorrentes nos últimos 30 dias. Ao definir o site que você deseja analisar, a ferramenta oferece um panorama completo com as seguintes informações:

  • Classificações (global, por país e por categoria);
  • Número total de visitas, origens de tráfego e referências (quais sites enviam tráfego para o domínio);
  • Principais termos de pesquisa orgânicos e pagos;
  • Ranking de acessos vindo de redes sociais.

Outros dados de anúncios, públicos, interesses e concorrentes ficam disponíveis ao final do relatório, tudo totalmente gratuito. A SimilarWeb também possui uma versão paga, chamada SimilarWeb PRO, com mais funções que auxiliam o usuário em uma análise mais profunda.

 

1556047244383.png

3ª – WooRank

Assim como as ferramentas anteriores, o WooRank é uma ótima ferramenta para análise. Apesar de ser pago (com um teste gratuito de 14 dias), o WooRank oferece informações básicas e importantes que até leigos em SEO podem compreender.

Por ser bastante prático, o WooRank é uma ótima escolha para gerar relatórios rápidos de análise dos seus concorrentes, com avaliação do SEO do site, informações de tráfego, compilação de dados das redes sociais e otimizações para a versão mobile.

 

logo-big.png

4ª – Ubersuggest

O Ubersuggest, conhecido como ferramenta tudo em um, possui uma das utilizações mais fáceis e intuitivas dentre as já citadas por aqui. O explorador de palavras-chave fornece vários termos e insights que você pode aplicar no seu site ou campanhas online.

Já o analisador de SEO apresenta um quadro de desempenho geral de um domínio da sua escolha. Além de números de visitantes, palavras-chave e backlinks, o exame de saúde mostra quais páginas do seu site estão com problemas, erros críticos ou advertências, ótima função para identificar pontos de melhoria.

Você pode utilizar a ferramenta gratuitamente, mas com limitação no número de solicitações por login. Você pode também testar o plano pago por 7 dias sem nenhum custo.

 

Ubersuggest.png

5ª – Screamingfrog

A última dica é o Screamingfrog, uma das melhores e mais completas ferramentas quando o assunto é otimizações on-page (ações feitas dentro de uma página). O painel principal mostra uma análise do estado de URLs do seu site e diversas outras informações, tais como:

  • Sugestão de otimização para URLs;
  • Identificação de páginas duplicadas;
  • Localização de links quebrados;
  • Otimização de imagens;
  • Análise de link internos e externos;
  • Verificação de ortografia e gramática;
  • Análise da Tag Title e Meta Description de páginas;
  • Integração com Google Analytics e Search Console.

O Screamingfrog possui uma versão gratuita, com algumas limitações de uso, e uma versão paga, que consta com todas as funções citadas acima e muito mais.

 

screaming-logo.png

Obrigado por ler até aqui! Citamos cinco ferramentas de SEO que consideramos as melhores para análise e otimização do seu e-commerce, esperamos que nosso conteúdo tenha lhe ajudado.

Se você está precisando de uma revisão mais profunda, nossa equipe especializada está pronta para lhe atender. Entre em contato conosco e agende nosso serviço!

Posts Relacionados